sábado, 16 de novembro de 2013

Rede de aprendizagem aberta






A aprendizagem aberta visa remover as barreiras de acesso à educação tradicional. É a aprendizagem mediada por recursos computacionais em rede e comunidades em redes sociais digitais. É utilizada para complementar a aprendizagem em contexto de sala de aula, permite desenvolver formas interativas e colaborativas de aprendizagem para os estudantes, recorrendo aos meios com os quais estão familiarizados.
Não existe tecnologia certa ou errada aplicada à educação. Cada mídia e cada tecnologia têm suas vantagens e desvantagens. Conforme Moore e Kearsley (1996), um dos piores erros que uma organização ou um professor podem fazer é escolher uma única mídia. A escolha das mídias adequadas deve ser realizada para cada curso, para cada programa: cada um tem seus diferentes objetivos, diferentes alunos e diferentes ambientes de aprendizagem. A mediação pedagógica, ou seja, os modos e meios de produção e disponibilização dos materiais exercem uma influência direta sobre a aprendizagem do aluno e sobre os modos de agir e participar dos estudantes (MAIA, 2011).

Características das redes abertas de aprendizagem:

·         Interatividade: Promove a interação e familiaridade entre professor e professor; aluno e professor; e aluno-aluno;
·         Foco no estudante: Desloca a responsabilidade do aprendizado para os estudantes, exigindo que eles cumpram um papel mais ativo em seu próprio processo de aprendizado, e enfatiza os professores como provedores de auxílio conforme o necessário para a superação de dificuldades.
·         On-Demand: O conteúdo do curso deve ser disponibilizado “on-demand”, para que o aluno possa visualizar os materiais de curso quando, onde e como preferir, seja em um computador de mesa, em um telefone celular ou em algum outro aparelho portátil.

Por que utilizar a rede aberta?

·         Desenvolve habilidades de pensamento crítico de mais alto nível por meio da discussão;
·     Incrementa a satisfação do estudante com a experiência de aprendizagem e, consequentemente, a retenção de conteúdos;

Algumas redes podem contribuir mais e outras menos, pois a colaboração depende do interesse e disponibilidade de cada indivíduo.

Ao compreender e incorporar essas oportunidades de aprendizado digital em seu trabalho de aula, você irá elevar a motivação estudantil e estimular o aprendizado, atendendo ainda melhor, ao mesmo tempo, as necessidades dos estudantes atuais e seus estilos de aprendizado digital. É por isso que eu gosto de utilizar os recursos em rede, pois com eles estimulo os alunos motivando-os para o processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário